Loading...
(11) 3621-2232

A próxima geração do Windows já está aqui, e o enorme Windows 10 Fall Creators Update está cheio de ótimos novos recursos. Liberada na terça-feira, 17/10, a atualização será liberada aos poucos pela Microsoft e chega pouco tempo após o primeiro Creators Update, lançado em abril.

Mais interessante ainda é o fato do novo update também trazer novos hardwares, na forma de uma legião de óculos de Realidade Mista que concorrerão com aparelhos com o Oculus Rift e o HTC Vive.

Mas essa atualização traz mais do que apenas suporte para a tecnologia Windows Mixed Reality. Você encontrará novidades desde uma poderosa proteção contra ransomware até ferramentas frescas para ajudar os usuários e funcionalidades que te permitem mudar arquivos e sites do seu smartphone para o PC e vice-versa. 

Confira abaixo alguns dos melhores e mais interessantes novos recursos do Windows 10 Fall Creators Update. Vale lembrar que o update é gratuito para os mais de 500 milhões de usuários do Windows 10.

Headsets de Realidade Mista

O Fall Creators Update finalmente torna os ambiciosos esforços de “realidade mista” da Microsoft prontos para o horário nobre. As fabricantes de hardware parceiras também fizeram a sua parte lançando diversos headsets especiais para a tecnologia nesta semana – por enquanto, apenas o Lenovo Explorer está disponível no Brasil por 2.500 reais (foto abaixo). A Microsoft também está trabalhando com fabricantes parceiras para certificar PCs prontos para a Windows Mixed Reality.

lenovoexplorer_62502.jpg

Visualizador de Realidade Mista

Você poderá visualizar imagens de realidade mista no Windows 10 Fall Creators Update mesmo que não tenha um headset específico para isso. O novo app Mixed Reality Viewer te permite usar qualquer aparelho com uma webcam para fundir objetos digitais com o mundo real. Use com o app Paint 3D e o serviço Remix 3D para uma experiência mais divertida.

My People 

Anunciado originalmente como um recurso chave do Creators Update de abril, o My People só foi lançado agora com o Fall Update. O recurso gira em torno da ideia de que algumas poucas pessoas são cruciais para a sua vida digital. O MyPeople permite que você escolha algumas conexões para a barra de ferramentas e possa manter contato constante com elas. 

windows10mypeople.jpg

Proteção contra ransomware

O acesso controlado `a pastas “protege seus arquivos e pastas de mudanças por aplicações não amigáveis”. Em outras palavras, é uma proteção contra ransomware em uma época em que ataques desse tipo saíram de controle.

Maior integração entre PC e smartphone

O Fall Creators Update usa a nuvem para melhorar a integração entre PCs e smartphones. Após instalar o app do Microsoft Edge e/ou Microsoft Launcher e linkar seu telefone com a sua conta Microsoft, será possível enviar páginas web e até mesmo arquivos para seu computador Windows 10 por meio de uma opção “Continuar no PC”. Também é possível responder mensagens ou ver ligações não atendidas a partir do smartphone conectado com a sua conta.

windows10integracao.jpg

OneDrive Files on Demand

O OneDrive Files on Demand é remanescente dos amados e extintos ‘espaços reservados’ para o OneDrive do Windows 8.1. O novo recurso tornar todos os seus arquivos armazenados no serviço na nuvem visíveis e acessíveis a partir do sistema de arquivos do Windows 10 – mesmo aqueles que só estão armazenados na nuvem. 

 

A sua pasta do OneDrive incluirá ícones que mostram se uma pasta está armazenada localmente ou apenas na nuvem. Ao abrir um arquivo, ele será baixado da nuvem para a sua máquina, e você poderá escolher manualmente quais arquivos e pastas para salvar off-line. 

onedriveondemand01.jpg

E, caso um app tenha baixar e usar um arquivo que esteja armazenado na nuvem, o Windows 10 abrirá uma notificação pop-up com todos os detalhes, incluindo opções para cancelar o download ou bloquear o app de baixar seus arquivos do OneDrive.

Story Remix

O Story Remix é uma “evolução do app Photos” que utiliza machine learning e realidade mista para criar automaticamente coleções incríveis das suas imagens e vídeos, completas com trilhas-sonoras editáveis e a habilidade de incluir objetos e animações em 3D a partir da base do Remix 3D, também da Microsoft. 

windows10storyremix.jpg

Opções avançadas de entrega

As novas “Delivery Optimization Advanced Options” te dão um controle mais granular sobre como o Windows 10 lida com updates. Você pode comandar o sistema para limitar quanto da sua largura de banda é usada para o download e upload de atualizações do Windows. Um novo Monitor de Atividade também mostra a quantidade de dados usada nos updates do sistema naquele mês, e para onde eles foram.

Emoji no teclado

Os emojis tomaram o mundo mobile nos últimos anos, e agora eles estão se infiltrando também no Windows 10. Quando você tem um campo de texto selecionado, aperte as teclas Windows + . (ponto) para abrir o painel de emojis da Microsoft.

windows10emojis.jpg

A Microsoft também mexeu no teclado virtual do Windows 10, essencialmente levando o amado teclado Word Flow do Windows 10 Mobile para o seu PC. 

Inclua sites na barra de tarefas

O Windows 10 Fall Creators Update permite que você adicione websites diretamente `a barra de tarefas com o navegador Edge, usando o ícone do site como a sua imagem na barra. Busque pela nova opção “Pin this page to the taskbar” nas configurações do browser.

Edge em tela cheia

O navegador principal da Microsoft também ganhou a habilidade de entrar em modo de tela cheia, seja por meio de um botão nas suas configurações ou ao simplesmente pressionar a tecla F11. É uma boa novidade, obviamente, mas como isso não estava disponível até então? É um recurso presente em browsers rivais há muito tempo.

microsoftedgelogo_625.jpg

Uso de GPU no Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas sempre te mostrou quanto dos seus recursos de sistema estão sendo usados, com uma exceção crucial: gráficos. Não mais. O novo update do Windows 10 adiciona um campo de GPU `a aba de desempenho do Task Manager, completo com informações do driver e gráficos separados para rastreamento em tempo real dos principais usos da GPU.

Compartilhamento pelo menu contextual

Outro toque interessante da atualização do Windows 10: agora o menu contextual, aberto quando você clica em algo com o botão direito do mouse, traz uma opção de compartilhamento para que você encaminhar rapidamente aquele arquivo para alguém.

Conversão de moedas na Calculadora

A Calculadora do Windows 10 ganhou a habilidade de converter moedas, o que, segundo a Microsoft, era “um dos principais pedidos” dos seus usuários. A ferramenta obviamente usa a Internet para obter os números mais atuais de conversão de moeda, mas também inclui um modo off-line caso você só queira ter uma ideia de quanto vai custar uma passagem de trem na Europa, por exemplo.

Comentários

Você pode utilizar a sua conta do Facebook para comentar nesta publicação. Dê sua opinião